Rappi aposta em coleta de dados para crescer e gerar lucro
De acordo com uma reportagem recente do Estadão, a Rappi aposta na coleta de dados para expandir negócio. Neste artigo explicaremos o que ela está fazendo e como sua empresa pode aproveitar essa nova onda.
Startup promissora ainda não gerou lucro
Com cinco anos no mercado, apoiada pelo SoftBank e avaliada em US$ 3,5 bilhões, a startup já está presente em nove países e em diversos segmentos de mercado, que vão do delivery até serviços bancários, mas ainda não gerou lucro.
A empresa conta com altos valores de investimento na América Latina e uma das principais formas pelas quais ela pretende recuperar o valor e gerar lucro é a utilização dos dados dos clientes.
Segundo Sebastian Mejia, chefe do aplicativo de entregas Rappi a restaurantes e marcas de alimentos, revelou durante uma entrevista ao Estadão, a empresa utilizará os dados dos usuários para ajudar os restaurantes a entenderem diversas oportunidades perdidas.
De acordo com o veículo jornalístico, a empresa coletou dados dos clientes e vendas de estabelecimentos, com destaque para as compras que os usuários realizam e o seu endereço de residência - informações que são muito visadas por todas as grandes marcas, que vão desde a Anheuser-Busch, AnBev e até a Nestlé.
Inclusive, o Estadão revelou que a Nestlé já utilizou os dados da Rappi para analisar os hábitos de consumo dos consumidores do aplicativo, analisando informações que vão desde compras em mercados e farmácias até restaurantes.
Coleta de dados é focada em grupos e tendências, não indivíduos
A tendência de outros mercados, como o de saúde e o da promissora medicina de precisão, é o de individualizar ao máximo os dados dos usuários para as empresas, mas não é isso que ocorre na Rappi.
Mejia afirmou que a Rappi não repassa os dados individuais dos clientes aos comerciantes, mas sim as tendências de compras dos usuários. Para fins de exemplo, a prática é similar a forma que operam redes sociais e buscadores, que permitem que as empresas possam realizar anúncios direcionados para seus públicos.
Apesar disso, a startup permite às empresas vinculadas darem um passo adiante na hora de oferecer seus produtos, especialmente em relação a amostras grátis e outras ativações interessantes.
O Estadão sugere um ótimo exemplo no caso da Gilette, que poderia enviar amostras de uma nova lâmina para usuários de 27 a 35 anos de bairros específicos.
“A Rappi pode entregá-las em uma semana a todos os usuários que já compraram uma lâmina da Gillette e isso é um ataque que ninguém tem”, afirmou Luis Techera, chefe de parcerias estratégicas do aplicativo no México para o Estadão.
Como sua empresa pode utilizar esses tipos de dados
A Rappi conta com uma ótima política de privacidade que pode ser facilmente acessada pelo próprio site da startup.
Ao utilizar o aplicativo o usuário precisa concordar com essa política e em sua cláusula 4 (Uso dos Dados e Informações), a empresa descreve de forma clara como pretende usar os dados dos usuários para os fins mencionados acima e reitera que essa utilização será feito de acordo com o estabelecido na legislação brasileira.
Uso dos Dados e Informações):
(...)
(vii) Estudar e analisar a informação fornecida para o acompanhamento e melhoramento dos produtos e do serviço,
viii) Entregar e transmitir a informação recolhida a terceiros com os que a RAPPI mantenha contratos comerciais ou de armazenamento e administração dos dados pessoais, sob os padrões de segurança e confidencialidade aos quais RAPPI está obrigada de acordo com o conteúdo das leis pertinentes
(ix) Transmitir dados em nível nacional ou internacional para fornecedores com os quais a Rappi desenvolve atividades em conformidade com seu objeto social. Da mesma forma, uma transmissão pode ser feita para os aliados/parceiros estratégicos da empresa para realizar atividades de marketing, publicidade e promoções associadas ao objeto social; Tudo isso de acordo com as disposições da legislação brasileira.
A Rappi cumpre de forma adequada os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e proporciona um ótimo exemplo de como outras empresas podem utilizar os dados dos seus usuários respeitando a legislação vigente e se adequando para a vindoura.
Caso a sua empresa precise de ajuda para se adequar aos requisitos da LGPD ou necessite de novos termos de uso ou uma nova política de privacidade, a equipe da Albrecht & Prado está pronta para auxiliar. Basta entrar em contato através do formulário abaixo, através do nosso e-mail: contato@albrechtprado.com.br ou ligar para (11) 3628-4321.