Sociedade de Advogados

Artigos

Artigos do escritório e atualizações de leis

Número de ciberataques aumentou em 600% durante a Pandemia

rsz_número_de_ciberataques_aumentaram_600pct_durante_a_pandemia.jpg

A chefe do desarmamento da ONU alertou recentemente que o crime cibernético está aumentando durante a pandemia do COVID-19, com um aumento de 600% nos e-mails maliciosos. Saiba tudo sobre a questão no artigo abaixo da Albrecht Prado.

Transformação digital melhora colaboração online, mas pode trazer vulnerabilidades

Segundo reportagem da Associated Press, Izumi Nakamitsu afirmou em uma reunião informal do Conselho de Segurança da ONU que a crise do coronavírus está levando o mundo a um aumento positivo da inovação tecnológica e da colaboração online.

Apesar das notícias positivas, ela afirmou que "também houve relatos preocupantes de ataques (cibernéticos) contra organizações de saúde e centros de pesquisa médica em todo o mundo".

De acordo com Nakamitsu, um dos principais motivos para o aumento dos ataques é a crescente dependência digital, que aumentou a vulnerabilidade a ataques cibernéticos ao ponto de que ocorre um desses ataques a cada 39 segundos.

Necessidade de prestar atenção ao tema de segurança da informação é crescente

Segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), quase 90 países ainda estão apenas nos estágios iniciais de se comprometer com a segurança cibernética e Nakamitsu afirmou que a ameaça do uso indevido da tecnologia da informação e das comunicações "é urgente".

Felizmente, ela disse que também há boas notícias, apontando alguns progressos globais nas Nações Unidas para enfrentar as ameaças, com destaque para um grupo de especialistas que desenvolveu 11 normas voluntárias e não vinculativas de comportamento responsável do Estado no uso de tal tecnologia.

O primeiro-ministro da Estônia, Juri Ratas, cujo país ocupa a presidência do Conselho de Segurança e organizou a reunião supramencionada, disse que a necessidade de "um ciberespaço seguro e funcional" é mais premente do que nunca.

Na mesma ocasião ele condenou ciberataques contra hospitais, instalações de pesquisa médica e outras infra-estruturas essenciais, especialmente durante a pandemia.

"Esses ataques são inaceitáveis", disse Ratas. "Será importante responsabilizar os infratores por seu comportamento."

Como se manter protegido?

Atualmente a transformação digital de governos e empresa é essencial para mantê-los atualizados e competitivos, mas antes de qualquer atualização sempre é preciso estar atento aos diversos impactos de segurança que esse tipo de tecnologia pode trazer.

Um dos principais pontos em relação a proteção de sistemas é a eliminação de vulnerabilidades simples e existem diversos passos que podem ser tomados para se proteger de ameaças tecnológicas e diminuir a chance de ataques de hackers e outros agentes mal intencionados.

Além dos diversos artigos disponíveis no site sobre o assunto de proteção de dados e segurança da informação, o escritório Albrecht Prado conta com advogados especialistas em tecnologia que podem oferecer diversas soluções práticas e personalizadas para seus clientes.

Andre Simonsen