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Por que a proteção de dados pessoais é tão importante para empresas?

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Atualmente a proteção de dados pessoais é um fator essencial para o sucesso de qualquer empresa. Mesmo assim, muitos empresários e empreendedores duvidam da importância desse fator na hora de montar seus negócios.

Para acabar de uma vez por todas com esse tipo de dúvida que pode impedir que uma companhia cresça e conquiste mais clientes, a Albrecht & Prado separou alguns motivos sobre o porquê a proteção de dados pessoais é tão importante para empresas.

Para atender aos requisitos de conformidade da legislação

Segunda Rebecca Herold, CEO da consultoria The Privacy Professor e Presidente da SIMBUS, atender aos requisitos de conformidade da legislação é um dos 12 principais motivos pelo qual a proteção de dados pessoais é essencial.

Fora do Brasil, as organizações que não implementaram proteção à privacidade sofreram enormes multas na ordem de milhões de dólares por não estarem em conformidade com leis, regulamentos, normas e até mesmo seus próprios avisos de privacidade e segurança.

Herold também aponta que as organizações que não cumprirem com seus requisitos contratuais para proteção de privacidade correm o risco de perder relacionamentos comerciais valiosos.

No Brasil não é diferente. Ainda que a implementação da LGPD e a aplicação desse tipo de multa tenha sido adiada no país, fato é que empresas que mantenham negócios com companhias internacionais sujeitas ao GDPR precisam estar em conformidade com essas legislações importantes para que não ocorram problemas.

Além disso, é muito mais fácil para uma companhia se beneficiar do prazo estendido para se adequar à LGPD enquanto a lei ainda não está em vigor do que correr para resolver todos os seus processos internos e externos quando a possibilidade de multas já for um risco real.

Proteção de dados é essencial para manter e melhorar o valor da marca e expandir negócios

De acordo com um relatório da Forbes Insights divulgado por Herold, quase metade (46%) das organizações sofreram danos à sua reputação e ao valor da sua marca como resultado de uma violação de privacidade dos seus consumidores.

Ao mesmo tempo, organizações que deixam claro que proteger a privacidade de seus consumidores é um dos seus principais objetivos e contam com práticas de privacidade transparentes que demonstram esse cuidado, têm criado melhores conexões emocionais e visto sua marca ser mais valorizada pelos usuários.

Outro relatório da Pew Research divulgado por Harold concluiu que ter controle sobre as entidades e indivíduos que têm permissão para obter informações sobre eles é importante para 93% dos norte-americano e que 90% deles queriam controlar os tipos específicos de informações coletadas sobre eles.

Segundo Harold esse tipo de vontade de autodeterminação e controle sobre os dados pessoais é encontrado em todo o mundo. Isso faz com que as empresas que implementam proteções de privacidade e fornecem tais controles, fortalecem e ampliam seus negócios - especialmente em relação à concorrentes que não oferecem esse tipo de controle.

Para evitar violações que prejudicam as empresas, os indivíduos e impedir a perda de clientes

Além de manter a empresa segura em relação a multas sobre violações de privacidade e permitir a expansão da marca devido a maior segurança, um dos maiores benefícios em relação à proteção dos dados pessoais para empresas é ficar livre de possíveis processos e indenizações por danos causados pelo vazamento de dados e manterem seus clientes arduamente conquistados.

É claro que a coleta de dados é uma ótima forma de crescer e gerar lucro, mas isso preciso ser feito de forma ética, correta e segura de acordo com a legislação em vigor e seguindo boas práticas de segurança da informação para se proteger de ameaças tecnológicas

De acordo com um estudo da Ponemon encomendado pelo Centrify e divulgado por Harold, 65% das pessoas cujos dados pessoais foram violados perderam a confiança na organização que sofreu a violação.

Isso ocorreu de forma direta ou como resultado de uma violação em um de seus fornecedores contratados e um em cada quatro indivíduos (25%) que teve seus dados violados deixou de fazer negócios com a organização que vazou seus dados.

As organizações que não implementam proteções de privacidade e subsequentemente sofrem violações perderão a confiança, o que resulta diretamente em perdas de clientes e indiretamente em lucros mais baixos.

Da mesma forma, as empresas organizações que implementam fortes salvaguardas de segurança para proteger dados pessoais reduzirão o número de incidentes de segurança que resultam em violações de privacidade e subsequentemente fazem com que a empresa não precise lidar com responsabilizações como processos civis e administrativos que resultam em multas e indenizações – além da já mencionada perda de clientes.

É imprescindível ter uma boa política de proteção de dados e assumir boas práticas para garanti-la

Além dos diversos artigos disponíveis no site sobre o assunto de proteção de dados e segurança da informação, o escritório Albrecht Prado conta com advogados especialistas em tecnologia que podem oferecer diversas soluções práticas e personalizadas para seus clientes.

Andre Simonsen